Pesquisar neste blog

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Tomates - como fazer o tal suco - sopa - extrato pra usar no inverno (passo a passo com fotos)

Olá pessoal,

Como prometido, segue a receita passo-a-passo do tal suco-sopa-extrato de tomate.


1o comprar bons tomates, grandes e vermelhos - melhor comprar nas feira livres do que no supermercado. Se você morar na roça como eu, negocie o preço por caixa. Eu comprei 15 kilos.

 
Lave os tomates

Você nao precisa descascar e nem tirar as sementes. Você somente vai tirar esse miolo.

 
Corte em pedaços e bata no liquidificador. Jogue no caldeirao e ferva. Vá batendo no liquidificador e acrescentando, já vai ganhando tempo até o bicho começar a ferver ... Tempo de fervura: fogo alto 2 horas ou até ficar vermelho "tomate" :-)



Vá tirando a espuma com uma escumadeira (com cuidado pra nao tirar os pedaços de tomate) e jogue em outro recipiente ...
 
... isso tudo aqui é a espuma retirada da mistura. Vai mexendo de vez em quando e coletando isso (eu joguei fora, sera que dava pra usar pra alguma coisa ??????)
 

 
Vire o suco de tomate quente nos vidros (pré-lavados e secos). Acrescente um pingo de azeite de oliva e feche bem fechado mesmo (se você tiver tendinite como eu, peça pra alguém com maos fortes pra fechar bem mesmo !). Vire os potes de cabeça pra baixo e espere até o dia seguinte, até ficar frio

 
Se o tomate vazar nesse interim, significa que entrou ar entao você deve consumí-lo logo (se deixar armazenado vai embolorar com certeza). Manter na geladeira até o fim do inverno.