Pesquisar neste blog

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

E "ozhome" vieram me fazer uma visitinha novamente ...

"Ozhome", polícia ... mas como moramos no meio do mato veio a Jandarma mesmo (que faz parte do exército mesmo ...)

Calma, calma minha gente! Nao cometi nenhum delito: trata-se do controle anual de estrangeiros residentes na Turquia.

Desta vez me pegaram de jaleco e com cheiro de tomate ... eu e minha concunha ainda estamos no processo lento da produçao de suco/ extrato de tomate pro inverno.

Tocaram a campainha insistentemente, de ambas as casas e minha concunha atendeu. Veio com a mesma cara branca do ano passado:

- Luciane, a Jandarma veio te ver !

- Ah ta ... - respondi como quem estivesse esperando a visita de alguém que está atrasado. Peguei os 3 documentos: passaporte, permissao de residência e carteira de casamento.

Cheguei apertando a mao do sargento (nao era o mesmo do ano passado), um outro perguntou:

- Ué, mas você fala turco ?

- Tenho que ... - respondi sorrindo, apresentando os documentos.

Explicamos que estávamos fazendo o "suco de tomate" e perguntaram do meu marido, onde estava:

- Trabalhando.

- Onde ? - perguntou prontamente.

- No escritório. Se o senhor quiser, posso lhe dar o endereço ...

- Nao é necessário. - respondeu sorrindo, me devolvendo meus documentos.

Ainda brinquei perguntando do "outro sargento", o que me pediu os palpites dos jogos do campeonato brasileiro.

Os outros deram risada, um deles perguntou se eu estava feliz aqui e se gostava daqui.

- Sim, gosto sim. Os turcos gostam dos brasileiros por causa do futebol, entao gosto sim.

Perguntei se no próximo ano teria controle, minha concunha ainda falou "deixem a gente" em tom de brincadeira, mas falaram que ano que vem tem mais sim. E se foram.

Segundo ano que eles vêm e meu marido nao se encontrava em casa ...

Por que levei a visita de modo descontraído ? Primeiro porque nao devo nada e tentei mostrar isso. Porque se eles encucam com alguma coisa a visita poderia se delongar, e eu tenho meus tomates pra cozinhar e passar a receita pra vocês !

Outra: por conta da imigraçao desembestada das russas no passado pra trabalhar na profissao mais antiga do mundo, eles ficaram mais rigidos no controle. E tambem há trabalho ilegal de estrangeiros nas casas (como empregada doméstica) entao eles checam tudo mesmo.

Bom trabalho Jandarma, mas vocês até podiam me avisar pra eu preparar um cafezinho brasileiro ...