Amanhã pela primeira vez vou fazer isso aqui em casa, minha concunha vai me ensinar ...
Simples ? Bem ... tem alguma dica especial pro tomate não "embolorar"
Por que fazer isso ? Porque não temos tomates frescos no inverno. Nos supermercados você até encontra tomates, mas verdes e que foram mantidos congelados ... ou seja, sem gosto.
É ... em São Paulo eu me lembro de ter tomates o ano inteiro - nunca notei diferença na qualidade dos mesmos.
Pra quem está se preparando pra fazer o mesmo, dica: comprei 10 potes de vidro (1 lt cada) por 1 lira em Kemeraltı, mas você encontra nas feiras livres por esse preço. Quinze kilos de tomate do vilarejo (grandes e saborosos). Essa será uma das fontes de vitamina C pra quem mora aqui na Turquia, assim como a mexerica - as árvores ficarão carregadas logo mais, decorando as praças aqui de İzmir novamente.
Ventos gelados sopram e eu já tirei algumas roupas de frio da cama-baú (sim, as pessoas guardam as roupas que não vão usar embaixo da cama, economia de espaço e super funcional). Aqui na floresta, como a temperatura média é 5 graus menos do que no centro da cidade, já estamos usando o aquecedor portátil.
No primeiro ano, no primeiro outono, tudo isso foi muito estranho pra mim. E no inverno além do frio e dores nos ossos enfrentei o temido winter blues (aquela depressão que afeta pessoas que moram em países nórdicos devido a menor incidência de raios solares, pôr-do-sol antecipado ... isso tudo mexe com a produção de serotonina no cérebro).
Pra quem está com planos de fazer da Turquia seu novo lar é bom considerar essas e outras mudanças mais e vir com o espírito preparado.
E nada como um bom vinho de Şirince pra espantar o frio ao lado do meu maridinho.
Um beijo pra vocês !