Pesquisar neste blog

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

E se ele for casado?

Olá pessoal,

Talvez essa seja a primeira pergunta que vem à cabeça de quem se apaixona por um turco que conheceu na internet - viagem ou qualquer outra situação relâmpago, onde você não tem referências da vida pregressa dele a não ser pelo que ele próprio diz.

Quem acompanha os grupos do FB se chocou recentemente com uma história de uma brasileira que vendeu tudo e foi ao encontro do namorado virtual turco e depois de estar envolvida descobre que o cara é casado.

Não vou entrar no mérito da questão dela ter aceito levar o caso adiante mesmo sabendo do estado civil dele. O ponto principal aqui é: como confiar tão rápido em alguém de quem sabe-se tão pouco?
E isso acontece com uma frequência inacreditável!

O clichê "ah mas às vezes a gente conhece a pessoa há anos e se decepciona, descobrindo no final que não conhecemos ninguém nesse mundo" não justifica depositar nossa confiança cega em alguém que é um estranho.

Há diversos relacionamentos que começaram assim e estão dando certo - sim, tem aos montes. Mas como não existem estatísticas oficiais para sabermos se há mais gente sendo feliz do que caindo em desgraça então o que acaba ficando mais em evidência são os de quem se ferrou mesmo.

E o que fazer?

Antes de discorrer sobre "o que poderia ser feito" gostaria de enumerar algumas coisas que as pessoas têm feito e que têm chegado aos meus ouvidos:

- Tem gente que liga no Consulado/Embaixada Turca no Brasil ou a Embaixada/Consulado do Brasil na Turquia e pede para investigar a vida do turco ----> Embaixada não é detetive! Se você quiser investigar a vida particular de alguém tem que contratar um detetive. Lá na Turquia? Sim, se ele é Turco tem que ser na Turquia mesmo!
- Ah mas eu não falo turco!

Através da Esmirna Traduções é possível usar nossos serviços de tradução quando um Tradutor Juramentado não se faz necessário http://www.esmirnaaulasdeturco.com/


- Pedir conselhos para outras brasileiras casadas com Turcos: cada história é diferente. As pessoas se conhecem em contextos diversos, outras realidades. É óbvio que todo mundo que entra num namoro (seja virtual ou real) quer dar certo, quer conhecer o príncipe encantado e ser feliz para sempre! Mas você se espelhar num outro casal que é totalmente diferente de você não vai te ajudar em nada. Você tem que entender o Turco que chama de SEU e ver se ele também está com os mesmos objetivos que você;

Peça:

- Peça para ver o documento de identidade dele:



Medeni Hali (Estado Civil): Bekar (ou "Bekâr") - solteiro; Evli (casado). Não existe a anotação para "divorciado", em seu lugar é escrito "solteiro".

Então isso significa que se ele me mostrar a identidade dele e estiver escrito "solteiro" ele pode ser divorciado?

Sim, pode sim.

E se constar como casado e ele falar que está se divorciando e que não atualizou o documento dele?
Peça para ele te mostrar a papelada do processo de divórcio. Se uma pessoa que fala que "te ama" que te chama de "minha vida", "meu tudo" não pode fazer algo tão simples assim então pense bem onde você está querendo amarrar seu burro - ou camelo.


Aprenda:

Aprenda Turco. Mesmo que vocês já estejam se comunicando em outro idioma (Inglês, Português, etc.) por não saber o idioma pode acontecer das pessoas do círculo de amizade dele postarem coisas na linha do tempo debaixo do seu nariz contando com a sua falta de conhecimento do idioma (em nossos serviços de traduções de mensagens atendemos casos em que o texto estava abreviado, numa típica linguagem de internet, e pensamos "o Tradutor Online nunca seria capaz de decodificar isso!". Talvez o Turco faça sem intenção, mas e se ele estiver prevendo que você pode jogar o texto no Google Tradutor e entender o que está sendo tratado lá?


Gostaria de finalizar este post falando que o uso indiscriminado do Google Tradutor é sim uma faca de dois gumes: na falta de um idioma em comum é seu portal para o mundo do amado, porém onde há lacunas na tradução usa-se a imaginação. As chances de você estar criando um mito/avatar ao invés de estar conhecendo o eleito à vaga do seu coração são enormes. Mas este assunto fica para um outro post...


Beijo da Luci!