Pesquisar neste blog

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

As coisas mais inusitadas - e bizarras - que já nos perguntaram pelo Whatsapp 11 98479-4199

Olá pessoal,

Esse post não tem a intenção de ofender ninguém. Escrevo para desabafar e na esperança de injetar um pouco de "simancol" ou "sitocol" em algumas pessoas que decidem entrar em contato conosco, digo, com a Esmirna Aulas de Turco Online através do Whatsapp 11 98479-4199 que é um número comercial.

As perguntas vão desde as comuns como "quanto tempo eu levo para ficar fluente" e "turco e árabe são a mesma coisa" e outras correlatas que fazem parte do rol de dúvidas de qualquer um que decide aprender um idioma pouco comum em território brasileiro, o Turco. Até aí tudo normal, e prestamos informações relacionadas às aulas com o maior prazer. As pessoas perguntam sobre a Turquia, a cultura, um pouco sobre a gente, nossa história - esse tipo de curiosidade é natural e até aqui não temos razão para nos sentirmos invadidos ou ofendidos. Para dar mais detalhes sempre marcamos um bate-papo via Skype para apresentar o nosso método e acima de tudo, nossas caras - coisas que o Whatsapp ainda não pode fazer. Não damos consultoria de passeios turísticos, consultoria sentimental e nem apoio psicológico - isso sempre fica claro no primeiro contato através do informativo das aulas, e indicamos profissionais competentes para isso.

Há quem não tenha noção nenhuma ao pegar o Android para nos contatar, e acha que depois de algumas mensagens já somos amigas de infância (???) e passa a perguntar coisas que fazem parte da minha vida privada, e que em nada tem a ver com as aulas ou com o serviço de tradução que prestamos.

Mas fonte farta de absurdos via Whatsapp foi quando eu tive a péssima ideia de criar uma fanpage e um grupo sobre a novela Sila - tive que deletar os dois por não aguentar mais responder mensagens descabidas e de algumas pessoas sem educação que me enviavam mensagem sem dar "bom dia/boa tarde / boa noite" me "ordenando enviar capítulo da novela do dia anterior". Assim mesmo!

Seguem as mensagens (sem brincadeira) que recebemos nos últimos meses. E já que as pessoas podem escrever o que quiserem seguem minhas respostas (meio tardias, mas antes tarde do que nunca!). Vamos às pérolas:

SOBRE A NOVELA SILA


"- Oi bom dia. Você escreve a novela?"  (- Quem me dera ... )

"- Capítulos de ontem, por favor." (Assim mesmo, sem dar bom dia ou dizer o nome. Recebi umas 100 mensagens desse tipo. - Vai no Google!)

"- Cadê o capítulo de ontem? Você ainda não postou na página!" (Recebi umas 50 mensagens dessa. Pronto, agora ganhei patrão!! - Vai no Google, meu!)

"- Esperando o capítulo de ontem" (Várias! - Já pegou seu banquinho?)

"- Posta o resumo da novela." (Várias! - No Google você encontra toneladas de sites sobre novelas.)

"- Fala pra Sila parar de frescura e ficar logo com o Boran!" (- Assim que eu esbarrar com ela passo o recado...)
- Ainda estou confusa, preciso pensar mais um pouco...

"- Boran você é lindo!" (- rsrsrsrs isso todo mundo sabe!)

- Obrigado Brasil! - responde Boran Ağa



INTIMIDADE NUM CLIQUE

"- Por que vocês não tem filhos? (Sinceramente, isso não te interessa!)

"- Você também mora em São Paulo? Posso ir na sua casa pra conversar?" (- Como???)

"- O seu turco é ciumento também?" (- Você ligou por causa das aulas, não foi?)

"- Você também virou muçulmana? (- Religião é assunto particular, vamos falar das aulas?)


GENERALIZANDO

 "- Meu turco me trata assim, assado ou cozido, o que você acha, você que entende dos turcos?" (Eu? Entender de turcos? Tô tentando entender o meu até hoje e olha que estamos juntos faz 5 anos...)

BALCÃO DE INFORMAÇÕES

"- Oi, quanto tá custando a passagem pela THY?" - (Não faço ideia, faz dois anos que não passo nem na frente dum aeroporto. Quel tal você ligar lá na THY ou procurar no Google?)

"- Quais documentos são necessários para casar na Turquia? (Melhor você ligar no Consulado)
 E a pergunta que segue a primeira "Você tem o telefone do Consulado?" (Google.com, por favor)

"- Quais documentos são necessários para casar no Brasil?" (Eu não sei, a gente se casou na Turquia)
E a pergunta que segue "-Diz aí os documentos, com certeza deve ser a mesma coisa..."

OS TURCOS NÃO FICAM DE FORA

Sim, tem os de fora que enviar perguntas como:

"- Vou me casar com uma brasileira."
"- Ah, que legal, onde você vai se casar aqui ou aí?"
"- Como? Casar com quem?"
"-Peraí, você não acabou de falar que vai se casar com uma brasileira?"
"- Sim, é o que eu quero, mas eu não conheço nenhuma. Você poderia me apresentar uma? Estou procurando uma namorada..."

Recebi algumas mensagens desse tipo. Segue mais uma: o cara disse que queria aulas de Português pelo Skype.

"- Então, na verdade sou dono de uma escola que envia alunos através de programa de intercâmbio. Você poderia ir buscá-los para mim no aeroporto e acomodá-los na sua casa?"


NOTA IMPORTANTE:

Quem nos conhece sabe que não negamos informações e ajudamos um monte de gente, que somos comunicativos mas somos profissionais ocupados, não somos bobocas e não aceitamos certos abusos de gente que quer apenas se aproveitar da boa vontade alheia, no caso a nossa boa vontade.

11 98479-4199 para Aulas de Turco. Para traduções envie o texto para orçamento através do formulário em nosso site http://www.esmirnaaulasdeturco.com/#!blank/cfvg

Beijo da Luci