Pesquisar neste blog

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Raios que caem na Turquia

Olá pessoal,

Ontem em meio ao nosso trabalho, meu marido comenta uma matéria que ele leu num jornal turco:

"Raio mata diversos animais numa fazenda num vilarejo na Turquia." - disse ele, espantado.


Lembro do nosso primeiro Reveillon - na praia mais próxima da capital, como a maioria dos Paulistanos fazem - da notícia que chocou muita gente: duma família inteira que morreu por conta da queda de um raio na Praia Grande. Naquela época noticiaram até que o Brasil era o país com a maior incidência de queda de raios do mundo. Dias depois, três moradores de rua morreram em São Paulo por causa de queda de raio.
Depois destes fatos só de se formar umas nuvenzinhas no céu meu marido já tava me puxando pra entrar em algum lugar, como se o céu fosse cair em nossas cabeças!

E logo na sequência do comentário dele sobre a notícia de ontem eu digitei "yıldırım düştü" no pai Google senhor de quase todo conhecimento e filtrei para exibir somente matérias do último mês. E o que vi foi uma lista maior do que o esperado. Sim, raios caem em qualquer lugar, isso é óbvio. Mas eu não sabia que caiam tantos assim na Turquia.

Seguem alguns casos:

Raio cai sobre turistas árabes (25/08/2016)
(http://www.sabah.com.tr/yasam/2016/08/25/arap-turistlerin-uzerine-yildirim-dustu)

Turistas voltam da morte em Trabzon (assim diz a manchete), no Planalto de Sultão Murat, no distrito de Çaykara. 3 membros de uma mesma família foram atingidos por um raio. Assim que os locais perceberam o ocorrido, chamaram uma ambulância. Consta a informação de que se recuperam no hospital e passam bem.

Raio cai em Manisa - 1 ferido grave (24/08/2016)
(http://www.ensonhaber.com/manisada-yildirim-dustu-1-agir-yarali-2016-08-24.html)
No distrito de Selendi, Himmet Kaya, 46 anos, foi atingido por um raio enquanto pastoreava seus animais. Assim que perceberam o ocorrido os locais acionaram o serviço de emergência. Consta que ele ainda está no hospital em estado grave.

11 animais de grande porte morrem (24/08/2016) - vide link anterior
No distrito de Sarıgöl. Logo que Günay Ulu fez a ordenha se separou dos animais. Em seguida, um raio atingiu o telhado. Logo o povo do vilarejo correu em seu auxílio, mas 11 animais morreram. "Deus dá, Deus toma." - disse o aldeão.

Escola que estava em reforma atingida por um raio
(http://www.ozgurkocaeli.com.tr/okulun-catisina-yildirim-dustu-304974h.htm)
Escola primária localizada na Baía de Hereke (em Kocaeli) foi atingida por um raio. Os trabalhadores que executavam a obra acionaram o corpo de bombeiros, que rapidamente chegando ao local controlaram o princípio de incêndio.

Raio cai em quartel e fere 3 soldados (http://www.cnnturk.com/turkiye/kislaya-yildirim-dustu)

Raio atinge residência em Bursa - Orhangazi - após incêndio casa é interditada
(http://www.bursadabugun.com/haber/bursa-da-bir-eve-yildirim-dustu-728568.html)

Em Kütahya 5 das 8 vacas de uma família pobre que estavam sob uma árvore morrem ao serem atingidas por um raio, o proprietário, pai de 4 filhos diz "eles quem custeavam as despesas com escola sustentavam a casa, nossa situação ficou difícil agora!"
(http://www.kutahyanethaber.com/kutahya/kutahyada-yildirim-dehseti-h14836.html)










Beijo da Luci