Continuando nosso 3° dia de passeio pela Turquia, chegamos à Mesquita Azul - em turco Sultan Ahmet Camii.
Construída entre 1609 e 1616, fica em frente à Santa Sofia, separadas pela praça Sultan Ahmet. Possui 6 minaretes e o espaço para orações é coberto por um único tapete, feito sob medida - diferente de outras mesquitas em que diversos tapetes são encaixados para cobrirem o chão.
É conhecida como Mesquita Azul devido à cor predominante graças aos mosaicos de iznik, azulejos e vitrais. As regras quanto aos calçados mudam de tempos em tempos: podem pedir para que tire os sapatos e os coloque numa sacola ou colocar uma proteção de plástico sobre os sapatos, sem necessidade de tirá-los. O turista precisará observar qual orientação está sendo dada no momento da visita.
Quanto à vestimenta: mulheres devem cobrir cabeça, ombros e pernas (caso estejam descobertos). Existe um local logo na entrada da mesquita onde são distribuídas peças de roupa para cobrir o que for necessário.
Ao contrário da Santa Sofia, a Mesquita Azul é uma mesquita e esse código de conduta quanto ao vestuário deve ser respeitado.
Para mais informações: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mesquita_Azul
O tapete foi feito sob medida e cobre toda a área de oração da Mesquita Azul. |
A Mesquita Azul recebe visitantes do mundo todo. |
APRENDA TURCO ANTES DE VIAJAR PARA A TURQUIA
Dica para as mulheres: leve um lenço bonito para fazer uma boa foto. |
Visite o site oficial da Mesquita Azul: http://www.sultanahmetcamii.org/