Pesquisar neste blog

quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Viagem para a Turquia - Diário de Bordo - Dia 3 - Santa Sofia

Fiquei na Praça Sultan Ahmet com uma de nossas turistas porque não pude entrar na Cisterna da Basílica por causa da minha asma, então eu registrei essas fotos:



Sentamos bem em frente à Santa Sofia.




Eu, no cantinho à esquerda, Santa Sofia e o aglomerado de gente.




Tava um dia meio nublado mas como muita claridade...






Santa Sofia


Construída entre os anos de 532 e 537 pelo Império Bizantino, Santa Sofia inicialmente era uma catedral, depois foi convertida em mesquita com a tomada pelos turcos otomanos e depois foi transformada em museu.

Santa Sofia foi reconstruída 3 vezes - isso mesmo! - de acordo com documento de 430 d.C. do historiador grego Sócrates de Constantinopla a "Grande Igreja" (nome que levava na época, depois foi denominada "Santa Irene") já estava sendo construída desde 346 d.C. e foi destruída durante uma revolta. A segunda igreja foi encomendada por Teodósio II sendo destruída durante a Revolta de Nika.

Justiniano I decide construir a terceira igreja, maior e mais majestosas que as anteriores. Para conferir a história magnífica de sua construção recomendo você assistir a este vídeo aqui:




















Se você conseguir dar a volta toda com a mão sem tirar o dedo polegar seu pedido será atendido.





Querubim: duas das asas cobrindo a face e as outras 4 abertas. Quando os turcos otomanos tomaram Santa Sofia todas as imagens foram tapadas, sendo descobertas quando convertida em museu. 








-------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE TURCO COM NATIVO
-------------------------------------------------------------------------------------------------------