Pesquisar neste blog

domingo, 8 de setembro de 2019

Viagem para a Turquia - Diario de Bordo - Dia 3 - Cisterna da Basílica & Restaurante da Basílica

Pelo segundo ano consecutivo eu não consegui entrar na Cisterna da Basílica por causa da minha asma.

A nossa guia Özgür me disse que este ano seria pior ainda para mim, uma vez que havia uma reforma sendo feita lá embaixo. Então fiquei na Praça Sultan Ahmet com uma das turistas do grupo que não conseguia descer as escadas por problemas no joelho, então ficamos sentadas na praça só vendo o vai-e-vem do povo.

É a maior das muitas cisternas construídas em Istambul durante o período Bizantino, ocupando uma área de 10.000 m2 e oito metros de altura, com capacidade para 30 milhões de litros. ( Fonte: Wikipedia)


Cisterna da Basílica. A cabeça da medusa foi "emprestada" de um templo pagão qualquer: quando o cristianismo se espalhou o paganismo declinou e muitas colunas de templos pagãos foram reaproveitados nos quatro cantos da região.





RESTAURANTE

Logo após a visita fomos matar a fome no restaurante da Basílica, que já estava com a refeição inclusa no pacote. O turista só precisava pagar as bebidas que consumisse.




APRENDA TURCO ANTES DE VIAJAR



O grupo se ajeitou em duas fileiras, previamente reservadas.

Algumas das entradas: homus, iogurte e espinafre com cenoura ao azeite de oliva.

Detalhe da decoração.