Pesquisar neste blog

sexta-feira, 25 de maio de 2018

A polêmica do aborto na Turquia - comentando a cena da Bihter em "Amor Proibido"









Olá pessoal!

Montei um grupinho no Messenger para trocar idéia enquanto assistimos a novela Amor Proibido exibida pela Band e perguntaram sobre o aborto ser permitido. Seguida à resposta afirmativa veio o questionamento: mas o islamismo permite isso???

Esse é um dos muitos paradoxos presentes na Turquia que causa espanto nos recém-chegados ou os que veem de fora. A permissão legal para uma mulher abortar na Turquia nada tem a ver com a religião.

Mas para não ficar apenas relatando o que vi e ouvi, no final desse post deixo o link de um site do dr. Serdar Sarı ( ginecologista e obstetra) que responde a pergunta num artigo "Aborto é proibido?" ( Kürtaj yasak mı?) - jogue a palavra "kürtaj" que se refere ao aborto induzido, e verifique em outras fontes também. 

O que a lei diz na Turquia sobre o aborto

Sobre o método mais usado é o de aspiração onde é necessário, na maioria dos casos, o uso de anestesia geral.

O profissional mencionado explica sobre a lei que permita SIM a mulher optar por interromper a gestação de livre e espontânea vontade e em quais condições: 

"Em 24/05/1983, a Legislação sobre Planejamento populacional teve o artigo 5o. que fala sobre o aborto aprovada e publicado no Diário Oficial na Turquia de número 2827 em 27/05/1983. Até 10 semanas completas de gestação, não havendo impeditivo no que diz respeito à saúde da gestante, sendo vontade dela a gravidez pode ser interrompida."

Quem pode fazer?

Mulheres abaixo dos 18 anos precisam de autorização dos pais ou responsáveis ( isso eu vi em outra fonte) acima dos 18 anos de idade: caso ela seja solteira, não precisa solicitar autorização de ninguém; sendo casada, é necessário o consentimento do cônjuge - fazendo um parênteses aqui: eu não assisti o capítulo todo da novela Amor Proibido, mas o Adnan não tava nem sabendo da gravidez da Bihter, certo? Então nem teve consentimento de nada ... lembro dela pedindo pro médico não comentar nada de jeito nenhum com o marido dela. Me corrijam se eu estiver errada.

Apresentados os devidos documentos - inclusive a "carteira de casamento" ( que corresponde à certidão de casamento) é assinado um documento para o procedimento.

Dr. Serdar ainda comenta que alguns profissionais - porque o aborto não é bem visto pela sociedade - pode "criar" algumas razões "previstas em lei" para não realizar o procedimento mas a lei permite sim.

E finaliza: é um procedimento que não tem cobertura nem pelo sistema público de saúde nem por convênio médico. É um procedimento particular e cobrado como tal.


E a religião ????

Não sou muçulmana então recorri a um site chamado "Dinimiz İslam" ( "Nossa religião Islam") que responde a várias perguntas sobre controle de natalidade e aborto. De acordo com este site "preservativo pode, uso de DIU é permitido porém o marido não pode obrigar a esposa a usar qualquer método. A opção por métodos de controle de natalidade deve ser feito com consentimento mútuo, do contrário não é permitido pelo Islam."

E continua: "o aborto injustificado é pecado, é proibido. Tirar a vida é como assassinato. Caso haja risco de morte para a mãe que está amamentando - tipo, acabou de ter um bebê e se vê grávida novamente - e antes que haja formação de braços e pernas é possível a interrupção da gravidez.


Caso queira consultar outras fontes sobre o que diz o Islam sobre o aborto em turco digite no Google "kürtaj günah mı?" ( "aborto é pecado?").

Minha opinião

Sou contra o aborto, a menos que isso represente risco de morte para a mãe ou a gravidez seja fruto de estupro. Mas não estou aqui para condenar quem pensa diferente.
O post não tem intenção de levantar polêmica sobre o assunto e sim de trazer informação sobre um assunto que foi debatido essa semana por causa da novela.

Beijo da Lucy


Fontes:




Assista o trecho de "Amor Proibido"