Pesquisar neste blog

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

As 10 reclamações do meu turco aqui no Brasil que eu aprendi a ignorar senão eu fico louca

Olá pessoal,

Cada turco é um, único mas com algumas coisas em comum: afinal, vieram da mesma forma - digo, nação - e mesmo os oriundos dos extremos da Turquia tem alguma coisa em comum...

* as reclamações que fazem do Brasil


Algumas com muito fundamento - a gente reclama também - mas outras que se tornam um "mi, mi, mi" dos infernos que a gente aprende a ignorar pra não ficar louca, ou acabar com o casamento, ou encher o infeliz de tapas e acabar no Brasil Urgente.

E por falar turco, ainda sou obrigada a ouvi-lo fazendo essas queixas com os "patrícios" pelo telefone (entendo cada palavra, e palavrão...). Então é como se eu estivesse ouvindo a mesma queixa duas, três vezes ... e o lado de lá muitas vezes reclama das mesmas coisas!

Censurá-lo? Com que direito se eu fazia o mesmo com as minhas amigas na Turquia - a única vantagem nesse caso é que ele não sabia falar Português (agora sem chance de falar o que quiser em meu idioma!)

Seguem algumas das queixas:

1 - Brasileiros fazem farofa nos transportes públicos


Ainda não vi ninguém "batendo aquele garfo" no busão mas já presenciei nego entrando com Big Mac, coxinha, esfiha do Habibs na caixa, cerveja tanto no ônibus quanto metrô ou trem. Quem nunca, meu? Quem vive na correria muitas vezes só tem aquele tempinho pra comer algo, mas ah! meu marido acha o fim do mundo de feio!

Eu mesma tentei fazer isso em İzmir na estação de Alsancak e o guardinha já veio logo avisando que era proibido. Motivo: falta de lixeiras nas estações para ninguém jogar uma bomba lá dentro.

A queixa dele é por conta da sujeira que fica e o povo pegando nas barras de ferro com a mão engordurada e comendo. 

2 - As casas não têm sistema de aquecimento


O melhor amigo do homem, o aquecedor: queimou um, logo já comprou outro
Essa foi a mensagem que eu catei dele pra uma tia dele: "(...) - até os homens das cavernas tinham sistema de aquecimento em suas moradias! Aqui dizem que é o país tropical, uma ova!"
(risos da tia) "- Como assim?" (questiona) e meu marido completa "- Você acredita que tá fazendo 10 graus lá fora e aqui dentro também??"

Confesso que depois que voltei da Turquia fiquei mal acostumada. Esse lance de vestir 4 blusas pra ficar dentro de casa é bizarro. E olha que İzmir nem é tão fria assim no inverno se comparada com outras províncias turcas. E com o aumento da conta de luz com bandeira amarela vermelha e esses trens que o nosso governo inventa a conta tem batido recordes. Anseio pelo tempo mais quente, porque não quero virar sócia da Eletropaulo ...

3 - Bebida alcoolica é mais cara que pão italiano

Pra ele pão francês não é pão, o que presta pra ele é pão italiano, que tem massa, sustância (quem conhece os pães turcos sabe que custa muito barato mesmo ...) daí eu rebato que os nossos são mais higiênicos (até o pão da padaria vir com um cabelo de brinde :S ). Falar de pão dá briga aqui em casa!


4 - Gasta-se muito papel higiênico por falta da torneirinha que lava o 3o olho

Ah esse jatinho faz toda a diferença ...

Esse jatinho faz toda a diferença! O duro é no inverno quando a água é geladaaaaaa. Mas ligá-lo à água quente pode não ser uma boa ideia caso a temperatura da água não esteja ajustada.


5 - Pichações

"Uma cidade com tantos monumentos e prédios antigos e ... pichados! Nem o Mosteiro São Bento escapou!" - desabafou uma vez. Mesmo não sendo cristão, ficou abismado com a falta de respeito por um lugar religioso ser igualmente alvo de vandalismo. Outros turcos falam o mesmo, e outros que moraram em outros países da América Latina relataram o mesmo problema fora do Brasil.

"Dói o coração!"

6 - Tanto canal a cabo e a p#½${[ da televisão tá ligada na Globo!

Do Oiapoque ao Chuí, do boteco, dentista, lava-rápido, recepção de seja-lá-o-que-for tá tudo na Globo!

"- Sempre que eu vou ao dentista já pego logo o controle e ponho na CNN!" - diz meu marido. O dentista no começo achou que era por causa do idioma, mas ele já pegou meu marido assistindo a Bandeirantes ou Record "só pra variar".
"Se todo mundo assiste Globo, pra quê mais de 100 canais?" - pergunta.




7 - Se o cafezinho não é de graça, então pra quê oferecem?

Essa queixa foi tema do nosso vídeo (SIM, ELE TEM LEGENDA EM PORTUGUÊS) que segue neste link https://turquiapontocom.blogspot.com.br/2016/09/quem-e-mao-de-vaca-o-turco-ou-o.html


Se você se lembrou de alguma queixa que o seu turco tem, aquela repetitiva que você aprendeu a não dar ouvidos compartilhe com a gente postando logo abaixo nos comentários.

8 - Não tem opção em Inglês no internetbanking

Ao menos não dos bancos mais populares. Não somos ricos para ter conta no Citibank (talvez ele tenha essa opção por ser um banco norte americano ...). "E nem em Espanhol, que vergonha para vocês que são o maior país do Mercosul!" - disse, rindo.

PS.: na Turquia tem opção em Inglês até nos caixas eletrônicos...

9 - O custo dos planos de saúde
O que a gente pagava num ano paga-se num mês aqui no Brasil e ainda se espera quase um mês pra ver um especialista.
"Fim do mundo!" - diz ele.

10 - Candidatos com nomes bizarros

Isso foi mais zoeira do que queixa propriamente dita. Ele decorou o slogan do Tiririca, acompanhou todos os "horários eleitorais gratuitos" tanto das eleições para presidente quanto essa de agora para prefeito.

"Como ainda não proibiram uma palhaçada dessas? - pergunta.

Beijo da Luci