Pesquisar neste blog

sábado, 3 de setembro de 2016

O café da manhã preguiçoso - Café de Domingo

Olá pessoal,

No único dia da semana em que a maioria de nós não tem compromisso com o alarme o Tembel kahvaltısı (Café da manhã preguiçoso) ou Pazar kahvaltısı (Café da manhã de Domingo) se faz presente. Apesar de não ser uma prática exclusiva dos Turcos é visível que eles primam no preparo desta refeição, dispondo de estabelecimentos exclusivos para tanto:




Kahvaltı salonu

Literalmente "Salão do Café da Manhã", é um lugar para toda a família, dos 8 aos 80. É comum você ver as 3 gerações - dos netinhos aos avós - degustando fartos dejejuns regados a muito chá turco.


Çay bahçesi

O conceito do "Jardim do Chá" é um pouquinho diferente - você tem a opção de ir fora do horário do café da manhã apenas para tomar um chá turco ou uma hora do chá completa, com direito à todos os "böreks e çöreks" que você merece.
Parquinhos, playgrounds e outros entretenimentos para os pequenos não faltam nestes locais. Alguns são muito bem localizados em meio às montanhas proporcionando uma vista digna de filme.
Geralmente são lugares de estrutura simples, onde você encontra requinte na bucolidade dos detalhes da decoração. Alguns lembram uma típica casa da vovó (pensando nas vovós de antigamente...hehe)

Selecionamos alguns fotos para você conferir se você estiver na Turquia:












Se você estiver no Brasil é possível improvisar um café como este e chamar a família. Em São Paulo há dois Restaurantes Turcos que organizam eventos com café da manhã tipicamente turco neste conceito de café-farto. Clique na aba "Eu indico" deste blog e veja como entrar em contato com estes estabelecimentos.


Beijos da Luci