Pesquisar neste blog

sábado, 9 de março de 2013

Altın Günü - o Dia do Ouro

Olá pessoal,

Neste post eu vou contar um pouquinho sobre o Altın Günü - o dia do ouro.

 
 
No que consiste ?
 
Um grupo (geralmente de mulheres, de todas as idades) que se encontram periodicamente (de 3 em 3 semanas ou a cada 45 dias) para almoçar num restaurante um tomar um chá da tarde e, ao final do encontro uma das pessoas do grupo recebe um valor pré-estabelecido das demais (antigamente o ouro era mais usado nestes encontros, hoje é pago em moeda local mesmo). De acordo com o que minha sogra me relatou:
 
- essa tradiçao começou na década de 80 (nao encontrei fontes na internet);
- quando ela era mais jovem, os encontros eram realizados em casa com dança e bebida (licor, whisky, o que o anfitriao oferecesse). Aliás, o anfitriao é encarregado de providenciar "os comes" além dos "bebes". O anfitriao é sempre o contemplado da vez.

 
 - Há os encontros a noite, daí sao organizados jantares e homens também participam. Os anfitrioes preparam os pratos quentes e os demais trazem pratos frios. A contribuiçao neste caso é por casal, e nao por pessoa, em Cühümriyet antını (veja a figura abaixo) e os valores variam muito de 140,00 TL a 1.800 TL (pesquisei em alguns sites).
 




Preços de cada tipo de moeda de ouro: http://www.altinsepeti.com/?g=cumhuriyet-altini-nekadar (para achar outras fontes digite "Cümhüriyet altını" no google.

- Altın Günü sem fofoca nao é Altın Günü;

- No verao (época de férias) os encontros sao suspensos, e na sua retomada os inadimplentes simplesmente deixam de ser convidados (sim, tem os que aparecem de maos vazias ou por outros motivos deixam de ir ao encontro e nao mandam o dinheiro posteriormente).

De acordo com a Matemática Financeira faz mais sentido aplicar essa importância no banco ao invés de fazer a alegria temporária de outrem aguardando a própria contemplaçao. Mas o objetivo do Altın Günü nao é enricar ninguém e sim proporciornar um atrativo intere$$ante nos encontros com os amigos queridos :-)