Pesquisar neste blog

quarta-feira, 6 de março de 2019

Meu turco nas redes sociais e no que isso pode resultar ... - comportamento



Meu turco nas redes sociais e no que isso pode resultar ...

Gostaria de compartilhar com vocês um bate-papo que tive ontem com meu marido.

Conversando com ele sobre os turcos que estão se mudando para o Brasil e precisam aprender Português - e a gente sabe como um curso é caro e como o nosso idioma é difícil! - e junta-se a esse cenário a pressão da família que por vezes não ajuda ( nem todo mundo tem jeito pra ensinar o próprio idioma para um gringo) mas critica e dae a esposa sai para trabalhar o dia todo e o turco fica fazendo o quê?

Fica nas redes sociais batendo papo com família e amigos ou entrando em grupos no FB apinhado de brasileiras com decote chamando de "meu querido" qualquer turco que entra e "se oferecendo pra ajudar os coitadinhos".



Isso não é fenômeno recente não: me lembro quando ainda morava em İzmir e tinha começado a dar aula de Português para turcos e entrei em alguns desses grupos ( do falecido Orkut, alguém se lembra?) pra prospectar alunos-clientes e alguns desses turcos me adicionaram mas depois percebi que queriam praticar português de graça - mas eu não sou tonta, só respondia em turco. O FATO é que um deles me chamou a atenção: morava em Sorocaba, casado com uma professora concursada e ele falou assim a-b-e-r-t-a-m-e-n-t-e "minha esposa trabalha e faz tudo em casa e eu não faço nada." Assim mesmo. E perguntei o que ele fazia o dia todo. "Fico na internet conversando com As BrasileirAS" ( no feminino).

Enquanto conversamos não houve desrespeito MAS sabemos que nem toda mulher entra em grupo de Turcos com intenção de "ajudar os coitadinhos a conhecer nossa língua e cultura". Um outro turco - isso uns 4 anos atrás, quando já estávamos morando aqui no Brasil - veio com ideia pro meu marido de que ele "tinha que aprender o idioma logo pra ficar conversando com as brasileiras nos grupos" e eu já tinha trocado ideia com a esposa dele que trabalhava o dia-t-o-d-i-n-h-o pra esse vagabundo ficar putanhando na frente de webcam ( ela mesma me contou que havia comprado um software pra filmar o que se passava na tela do computador e pegou ele desfilando de cueca pra uma brasileira na frente da webcam, enquanto ela estava trabalhando, tá bom santa?).

O que eu quero dizer com esse post: que, se vocês planejam trazer o turco de vocês pra casar e morar aqui que planejem também esse período entre aprendizado do idioma e trabalho ( seja próprio ou trabalhando pros outros) pra não ter esse período de "ócio" porque como o bom e velho ditado já diz: "cabeça vazia é oficina do diabo..." ........... Beijos da Lucy!



Para aula de Português para turcos Whatsapp + 55 11 94887-9386 ( agende uma aula demonstrativa grátis) com Luciane Köşlü.