Pesquisar neste blog

quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Vai mochilar na Turquia? Respostas para perguntas mais frequentes ...










Muito bem, muito bem ... vamos lá!

Pra quem tem espírito desbravador mochilar pode ser muito, mas muito mais interessante do que adquirir um pacote de viagem convencional e seguir um roteiro pré-estabelecido. Há aqueles que querem explorar por conta própria e aproveitar a experiência cultural-gastronômica etc.no seu ritmo.

Porém mochilar não é apenas fazer as malas e sair assim, na louca, sem planejamento. Isso é sem dúvida arriscado pelas razões óbvias: no caso nosso aqui falando em Turquia, apesar do país ser sim muito mais seguro que o Brasil num modo geral é importante pontuarmos que com a imigração em massa dos sírios muita coisa mudou nesse aspecto. Nada contra os sírios, mas 3 milhões ou mais entraram em território turco e nem todos conseguiram um meio para sobreviver - leia-se ganhar o próprio pão. E sabemos que esse é um dos fatores para o surgimento da criminalidade.
Nada para criar pânico, apenas uma sugestão de um pouco de cautela.







Informações básicas sobre a Turquia


A Turquia é um país de maioria muçulmana ( 99% da população) porém o uso do véu por parte das mulheres não é obrigatório. A moeda é a Lira Turca ( confira quanto vale em relação ao Real Brasileiro ao final desse post) e o idioma oficial é o TURCO. E é aí que começam as dúvidas de muitos que nos contatam. 

Brasileiros não precisam tirar visto de turista para permanecer até 90 dias na Turquia, basta apresentar passaporte válido ( e que não esteja perto de vencer, tipo faltando 6 meses para vencer). Caso necessite de uma estadia maior existe a possibilidade de prolongar o visto por mais 90 dias junto às autoridades imigratórias turcas mas não é 100% garantido que isso será concedido. Como eu não sei se você leitor estará lendo esse post tempos depois entre em contato com o consulado / embaixada turca para maiores informações ( link no fim do post).


Perguntas mais frequentes

Consigo me virar somente com o inglês?

A resposta é "sim" se o seu inglês for pelo menos razoável e se você estiver em lugares turísticos e, como turista, as chances de superfaturarem qualquer coisa que você compre/ consuma é alta também. Os turcos adoram os brasileiros de um modo geral, mas isso não vai lhe poupar de algum comerciante espertinho "enfiar a faca e rodar" na hora de trazer a conta. Eu morei 3 anos em İzmir e tive que criar minhas estratégias para me salvar desse tipo de situação, até falar o idioma turco com conforto.

A resposta é absolutamente "não" se você estiver fora de lugares turísticos. Sei de muita gente que usa o Google Tradutor ( e ele melhorou muito a qualidade das traduções, isso é fato). Porém o Google é mais eficiente para frases curtas. Se você escrever um textão em português ou inglês há grandes chances dele fazer uma salada ...russa.


Consigo me virar em português?

Eu acho muito, mas muito difícil a menos que você saia adicionando um monte de brazuca que você nem conhece e que já chama de "amigo(a)" e  que moram na Turquia só com esse fim de se pendurar nesse pessoal - o que eu acho abuso, sério mesmo. Se você não fala nem inglês melhor ir em grupo com segurança para aproveitar a sua viagem FALE CONOSCO


Quanto devo levar para me manter lá?

Depende muito do seu estilo de vida, dos lugares que você quer visitar, da área onde você vai ficar e de uma série de aspectos. De um modo geral a Şehir Turismo e Viagens ( agência da qual sou representante comercial) sugere 50 dólares por dia pensando nas refeições. 

Agora, falando em ingressos para os lugares turísticos prepare o bolso: o governo turco recentemente aumentou o valor destes, só como exemplo a entrada para o Palácio Topkapı está 60,00 TL ( Liras Turcas) na data em que esse post foi escrito. Digo que se o preço fosse o dobro ainda assim tava barato: a área do Palácio ocupa uma área do tamanho de um bairro, recheada de muitas relíquias e história. 

Faça uma lista dos lugares que você pretende visitar e planeje seu orçamento.






Assédio / Assédio sexual

Infelizmente esse é um problema que não se restringe somente à Turquia, mas sim os turcos são famosos por serem galanteadores e a mulher latino americana ( não somente a brasileira) causa curiosidade/ interesse. E sem contar que em lugares turísticos movimentados há os que trabalham em restaurante ou cafés que puxam as moças pelo braço mesmo tentando chamar a cliente desse jeito.
O que fazer para evitar isso?
Não é 100% garantido mas ao falar com vendedores, etc. evite sorrir muito ( como você faria no Brasil ao ser simpática com alguém). Aqui no Brasil pode ser normal, para eles pode ser "sinal verde" para uma investida. Caso alguém te puxe pelo braço é só puxar o braço de volta e seguir seu caminho sem olhar para trás.



Lugares baratos para ficar

Esse é um ponto que merece atenção: não escolha apenas pelo preço. Muitos brasileiros que não conhecem a Turquia pensam que, pelo fato do país ser majoritariamente islâmico que não existem guetos, violência, etc. Numa dinâmica diferente do que ocorre no Brasil ( onde infelizmente a criminalidade é epidêmica) existem sim locais na Turquia que eu não recomendaria para meu pior inimigo.
Só como exemplo: em İzmir existe um bairro chamado Basmane conhecido por abrigar hotéis que são verdadeiros "inferninhos" onde prostitutas baratas prestam seus serviços, mas o mochileiro desavisado pode ser induzido à escolher se hospedar no local por causa do preço. Não vale a pena!
Opte por ficar em lugares turísticos. Pra quem quer gastar pouco Hostels são uma excelente opção. No site Hostels Türkiye encontramos inclusive preços e avaliações de diversos hostels em Istambul ( link no fim do post).
Um lugar que eu recomendo em Istambul é o Sude Konak ( onde me hospedei com meu marido Mustafa, na época namorado em 2010). É um "boutique hotel", bem simples, confortável e bem localizado: à pé você consegue visitar o Museu de Santa Sofia, o Palácio Topkapı e a Mesquita Azul, entre outros. Fale com o sr. Turgut ( amigo do meu marido, fala inglês perfeitamente e tem a educação de um lorde).


Gastronomia turca

Se você - ao contrário de mim - não tem problemas com pimenta então vai aproveitar bastante os sabores da culinária turca. Carne de cordeiro com iogurte temperado, pães maravilhosos, tomates e pimentão grelhado e dependendo da região que você estiver regado à muito azeite de oliva de primeira qualidade ou manteiga ... Os doces turcos são um caso à parte também: alguns são melados de tão doce mas pra quem curte como eu são uma perdição.


É perigoso viajar sozinho na Turquia?

As chances de você ter o celular roubado são mínimas mesmo à noite, mas é bom não vacilar. Como comentei no começo a criminalidade aumentou com a imigração desordenada ( quando a pessoa não tem como alimentar os filhos porque não tem de onde tirar o sustento muitas vezes parte para o ilícito, fato!) mas mesmo antes disso já houve casos de turistas que sumiram e foram encontradas depois ( lembro de anos atrás de uma turista japonesa morta na região da Capadócia) mas mesmo relatos como esses são raros. 
Se você não ficar zanzando fora de hora por lugares sinistros na Turquia as chances de algo de ruim lhe acontecer são menores do que se estivesse no Rio, São Paulo ou outra capital brasileira.

Terrorismo

Ao chegar na Turquia percebe-se o aparato de segurança e apesar de causar espanto entenda que isso é ótimo. No aeroporto eles são rigorosos com o controle e se você responder o que te perguntam e atender as solicitações dos oficiais não tem problema. Se por um lado você não vai ver controle de metal ao entrar numa agência bancária por outro vai vê-lo na entrada de shoppings entre outros lugares. Casos de ataques terroristas são raros em regiões turísticas se comparados com outros países do Oriente Médio.


Guia de Conversação Português-Turco

Se você sente um pouco de insegurança em relação à barreira do idioma convido você a conhecer o nosso Guia de Conversação Português-Turco / Turco-Português. Fácil de consultar, ele é um guia 100% digital com mais de 2.500 frases traduzidas. Você adquire num clique, baixa em seu celular e recebe atualizações gratuitamente sempre que houver.


Para saber mais clique na imagem abaixo:




Conheça nossas soluções digitais para quem tem interesse pelo idioma turco clicando AQUI.



Links úteis

Site oficial do Palácio Topkapı ( em inglês e turco)

Hostels Türkiye

Sude Konak

Embaixadas e consulados

Faça sua cotação conosco ( somente passagem ou pacote, caso desista de mochilar)


Calcule em Reais o valor em Liras Turcas


Conversor de Moedas fornecido por Investing.com Brasil.