Pesquisar neste blog

sábado, 8 de setembro de 2018

"Não paguei o INSS enquanto estive morando na Turquia"








Olá pessoal!


Esse é um assunto muito sério a ser pensando e planejado o quanto antes: como se aposentar morando no exterior.

Como esse blog é destinado aos leitores - a maioria, leitoras - interessadas sobre Turquia, é pra vocês que tenho uma história para contar.

Um casal amigo nosso está se divorciando e um fato veio à tona: durante os oito anos que minha amiga passou na Turquia ela não pagou o INSS. E agora retorna para a "pátria mãe", vai começar a vida do zero e vai ter que trabalhar 8 anos "a mais" se quiser recuperar esse "hiato" na contribuição social.

Sabemos que aposentadoria no Brasil é uma vergonha, mas pior sem ela do que com ela, não é verdade? E lá na frente só Deus sabe em que condições de saúde a gente vai estar. Qualquer graninha é bem vinda, né?




Digamos que vocês nunca se divorciem e que o casamento dure até a morte. Mesmo assim você deve pensar na sua aposentadoria.

Quais são as possibilidades?

- deixar a responsabilidade para algum parente próximo continuar contribuindo aqui no Brasil ( meu pai continuou pagando meu INSS durante os 3 anos em que morei em İzmir);

- previdência privada na Turquia: fale com o seu marido sobre isso. Ok, sabemos que a vida não está fácil para ninguém mas estamos falando do seu futuro e ele não deve confundir com o fato de lhe "sustentar hoje" e não poder pagar o seu INSS. 

Se você estiver trabalhando legalmente a empresa irá pagar seu SGK ( o INSS lá na Turquia). 

Pesquisando na internet achei alguns artigos que vale a pena você conferir, e deixo um vídeo que gravei numa transmissão ao vivo no Facebook falando sobre outro assunto importante: seguro de vida.


Pense: normalmente a mulher deixa a própria carreira para se mudar para a Turquia, se casar e lá viver. Quais garantias o companheiro tem lhe proporcionado, apenas o amor dele?


Brasileiros no exterior podem contribuir para o INSS e até receber aposentadoria

Países que têm acordo internacional com o Brasil sobre aposentadoria


Confira o vídeo "Prova de Amor: ele se preocupa com o seu futuro?"