Merhaba!
Por que viajar para a Turquia?
A Turquia está entre os destinos mais visitados do mundo. De acordo com matéria da G1 publicada em março de 2019, Istambul ficou na frente de Nova York em número de turistas em 2018 (LEIA A MATÉRIA CLICANDO AQUI).
O país dos sultões sempre configura entre 6º e 7º na lista dos países mais visitados do mundo. Isso por si só já derruba o mito do país ser alvo de bombardeio em todas as esquinas, certo?
É fato que houve uma queda no turismo na Turquia devido à tentativa de golpe em 2016, mas o país tem se recuperado ano após ano. De acordo com a PRESSTUR, no ano de 2017 o turismo na Turquia cresceu 27,8%, contudo ainda se encontra longe do patamar anterior à tentativa de golpe.
Viajar para a Turquia é seguro?
Verdade seja dita: nada é 100% garantido nessa vida, mas o que pode ser feito para diminuir as chances de algo dar errado deve ser feito, e neste ponto a Turquia realmente surpreende o viajante que desembarca pela primeira vez: você vai ver controle de metal e um aparato policial-militar que não estamos habituados a ver no Brasil. Justamente isso tudo é o que garante a segurança dos cidadãos turcos e turistas.
Se por um lado você não vai ver controle de metal na entrada de um banco, por outro você verá em entradas de shoppings, museus, lugares turísticos em geral (com direito à raio-X para bolsas de todos os visitantes) e policiais armados com submetralhadoras até em aeroportos. Lá a polícia tem licença para atirar em quem representa perigo para o cidadão de bem. Você pode pesquisar no Google e verá que atentados em lugares turísticos são raros.
Berço da história da humanidade
Se você é cristão e tem vontade de conhecer a Turquia, aí vão mais alguns motivos para você visitar a Turquia: as 7 Igrejas da Revelação e a Casa da Virgem Maria. As 7 Igrejas da Revelação ou 7 Congregações do Apocalipse são citadas no livro de Apocalipse, Novo Testamento. Destas, Éfeso é a que se encontra mais bem conservada e faz parte dos roteiros clássicos de passeios pela Turquia.
Fonte: Wikipédia
Além das cidades bíblicas, temos logicamente as históricas: a queda de Constantinopla (hoje Istambul) cuja tomada pelos turcos otomanos tornou a data um marco histórico, o fim da Idade Média na linha do tempo da história da humanidade. Além disso, pelo território turco passaram diversos povos da antiguidade como gregos, lídios, hititas entre outros.
Que tal curtir uma praia na Turquia?
A Turquia é famosa por suas praias, que atraem milhares de turistas, principalmente da Europa. Ao contrário do que muitos pensam, as mulheres podem usar biquini, mas devo avisar que a maioria dos biquinis que vi tapam mais do que alguns modelos que encontramos no Brasil. Dê uma conferida nessa loja turca clicando AQUI.
Gastronomia turca
Hum... se você é daqueles que adora experimentar coisas novas e não tem frescura, a Turquia literalmente é um prato cheio. Mas tudo bem se você for como eu - com algumas restrições alimentares - existem diversas opções de comida.
Te garanto que você não vai passar fome :)
Confira o vídeo com o Zeca Camargo se aventurando a experimentar sopas exóticas na Turquia: https://globoplay.globo.com/v/3930387/
Hospitalidade turca
Os turcos são muito hospitaleiros e adoram receber turistas. Eles brincam, são descontraídos, mas não se engane com a lábia do vendedor experiente: eles são hábeis na hora de encantar os clientes. Então, se você se encantou por algum produto, negocie o preço. Mas só vale pechinchar se você de fato estiver querendo comprar, do contrário o turco vai se irritar e não vai disfarçar isso - capaz dele te tocar da loja!
Eu em uma loja no Mercado Egípcio, em Istambul
ANTES DE IR PARA A TURQUIA, APRENDA TURCO
Mustafa Koslu - ensinando desde 2015