Olá pessoal!
Sei que ando sumida (a vida anda uma correria só e sinto que 24 horas não são suficientes!). Mas cá estou com um pouco das minhas reflexões acerca de Brasil-Turquia.
Ontem conversei com minha sogra por telefone e ela mais uma vez comentou sobre a situação econômica da Turquia. E mais uma vez ouvi da minha sogra um "fiquem aí porque é a melhor coisa que vocês fazem!".
Apesar de especialistas em economia falarem que o Brasil está se recuperando, apesar de índices que vez por outra dão uma rufada de esperança sabemos que o momento não é o dos melhores em nosso país. Somos bombardeados por escândalos, medidas do governo e aumentos de tudo quanto é lado (menos o do salário) numa constância que fica até difícil acompanhar.
Em 2018, um site de relacionamento para brasileiros e turcos |
Lembro também que Izmir nunca foi lá aquelas maravilhas em termos de oferta de emprego, lembro dos locais se queixando de que Izmir não havia um pólo industrial forte como em outras províncias e que mesmo o potencial turístico não era explorado como merecia - no entorno temos Éfeso, Selçuk e outros pontos turísticos mas em Izmir em si, os atrativos são poucos.
Quando eu estava me mudando para cá um grande espaço para feiras e exposições estava sendo contruído em Gaziemir, sendo o segundo com essa função na cidade. Izmir cresceu - acompanhamos pelos jornais aqui de longe, assim como toda essa crise que vem assolando a Turquia desde que deixamos esse belo país.
E nessa uma boa leva de turcos desembarcou em terras tupiniquins, prova disso é que meses atrás meu marido recebeu um e-mail do consulado convocando turcos que tivessem bom nível de Português para fazerem prova para tentarem vagas abertas para tradutor juramentado (o ad hoc, falando mais corretamente). Motivo? O número existente naquele momento não era suficiente para atender a demanda de turcos, que havia aumentado de repente.
Aprender turco: que tal dar o primeiro passo hoje mesmo? |
Os números do Ministério do Turismo Turco apontam queda no setor e isso meus caros, não é lançar crítica ao país ou ao governo deste. Deixo claro aqui porque anos atrás quando fiz um comentário em minha fanpage dois ex-alunos de português (guias de turismo turco) iniciaram um bate-boca desnecessário como se eu estivesse arruinando o turismo da Turquia. Bom, o mundo não é cego e as notícias estão sendo veiculadas amplamente.
E algumas de nossas alunas - que namoram com turcos - perguntaram: e se ele decidir vir para cá ao invés deu ir para lá?
E me perguntam muito também: onde é melhor de se morar, Brasil ou Turquia?
Existem uma série de variáveis a serem pensadas antes de uma decisão, seja ir para a Turquia ou o turco vir para o Brasil. Um dos dois vai ter que abrir mão, mas e o outro: está preparado(a) de corpo e alma para dar total suporte à parte que está fazendo o sacrifício?
- Trabalho (onde estão as melhores oportunidades, lá ou aqui?)
- Idioma (você vai ensinar ou vai pagar um curso?)
- Custos com os documentos para casar e permanência
- O impacto psicológico da expatriação (sim, isso é muito importante!)
- Problemas sociais (violência, crise na saúde pública, custo de vida alto ...)
- Família
Alsancak, em Izmir. |
Todos esses temas eu abordo em nossos canais, através de transmissões ao vivo no Facebook. Muitos desses vídeos foram parar no Youtube. Caso você queira conferir sugiro conhecer o nosso trabalho. E caso precise de uma consultoria (paga, mas não é o olho da cara!) conte conosco! Atendemos em Português, Inglês e Turco.
Sigilo - profissionalismo - ética - comprometimento com o cliente
Pois ninguém quer se casar para separar em menos de 6 meses por falta de planejamento.
Grupos:
Beijo da Luci