Pesquisar neste blog

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Repostando postagem antiga - Tratado geral sobre ventos e friagem na Turquia



À pedido de uma grande amiga, postando essa info tirada dos meus arquivos X:

Data: 11/04/2012 - Tratado geral sobre ventos e friagem na Turquia
Digo por İzmir, mas ouvi relatos semelhantes de outras brasileiras dos quatro cantos da terra de Atatürk. Oras, numa terra onde os ventos tem até nome (o mais famoso é o Lodos) todo cuidado é pouco!
- Friagem pode matar. Relatos de aldeões que passavam as noites nas quitandas sem aquecimento adequado só tomando chá turco levam a crer que a morte súbita na faixa dos 40 se deve à friagem absorvida pelos ossos por anos a fio;
- andar descalça em casa (e creio que mesmo no verão) é pedir pra ficar doente (gripe, pneumonia, desenteria, gases, problemas do aparelho digestório em geral, enxaqueca, e ouvi que reduz a taxa de fertilidade também).
Olha pessoal, tudo isso me soou como lenda urbana, coisa de gente ignorante. O fato é que por duas vezes eu tomei friagem e fiquei de cama com os mesmo problemas digestivos que, quem acompanha meu blog, sabe bem do que estou falando. E o meu médico gastroenterologista comprovou essas "lendas" sobre friagem sim.
Pra quem pretende vir pra Turquia, mais uma coisinha pra se preocupar pra não ter esses desconfortos. Quem tiver mais alguma informação por favor compartilha com a gente.
Um beijo a todos

Informação que achei na Vikipedi
https://tr.wikipedia.org/wiki/T%C3%BCrkiye%27deki_r%C3%BCzg%C3%A2rlar

Resumo do artigo

Divididos em dois grupos:
* de acordo com a direção
* ventos especiais




Gündoğusu

Vento seco que sopra do Leste. Devido à alta pressão existente no Cáucaso no Sul da Rússia é o vento mais observado. Geralmente é formado pela interrupção das chuvas.
  • Temperatura 24-22 °C

Keşişleme

Nome dado pelos marinheiros ao vento que sopra do sudeste da região de Istambul. É o antigo nome da montanha de Ulu (montanha de Keşiş).

Kıble

Sopra do Sul, por soprar em direção à Meca leva esse nome. Bastante quente e úmido. Devido à zona de baixa pressão do meio do Mediterrâneo é observada a formação deste tipo de vento.
  • Temperatura 27-36 °C

Lodos

Na parte Ocidental da Turquia, vento quente que sopra do Sudoeste que leva o nome de um deus grego. Algumas vezes podendo atingir a velocidade entre 60 e 130 km/h. É um vento muito importante e também perigoso para os marinheiros
Tem forte efeito sobre o sistema marítimo da região de Marmaris. Um dos ventos responsáveis pela erosão costeira.
Especialmente no inverno, por ser um vento quente ocasiona vez ou outra inundações devido ao derretimento de neve. Dizem que causa dor de cabeça, mas isso carece de fontes científicas.
  • Temperatura 9-12 °C

Günbatısı

Vendo quente e úmido que sopra do Oeste. Pode causar chuvas na parte Ocidental da Turquia.
  • Temperatura 25-29 °C

Karayel

É o vento que sopra continuamente do Noroeste nos períodos de chuva que duram de 2 a 3 dias. 
  • Temperatura 13-16 °C

Yıldız

Nome dado pelos pescadores ao vento gelado que vem do Norte, fazendo alusão à Estrela Polar. Geralmente sopra como uma frente fria sobre o Mar Negro e o Mar de Mármaris, ocasionando verões secos e tempo frio no inverno.
  • Temperatura 8-14 °C

Poyraz

Tipo de vento que sopra do Nordeste, leva o nome de um deus grego. No inverno traz neve e frio. Causa turbulência no mar e proporciona ondas com espuma branca.
  • Temperatura 14-9 °C

Özel Rüzgarlar

Infográfico com a formação das brisas marítima e terrestre

Sam Yeli

O vento que sopra do deserto. Atualmente é o vento que sopra do Sudoeste da Anatólia e do Iraque.

Meltem

É o vento que sopra continua e suavemente, afetando pouco o clima local.
Devido à diferença de temperatura entre o mar e a terra, temos a brisa terrestre e a brisa marítima se alternando.

İmbat

A palavra "İmbatto", emprestada do grego ou do italiano faz parte do vocabulário turco por causa de mais este vento. Nos dias de verão é o vento que sopra do mar para a costa. Presente na região do Egeu. É a brisa que vem do mar.

Etezyen

Vento seco que sopra no Leste do Mediterrâneo e no Mar Egeu, vindo do Norte. No período entre Maio e Setembro esse vento vez ou outra ocasiona sopra cortante em forma de tempestade.

Bora

Vento cortante que traz chuva. Se origina ao Norte.


Cuidem-se!

Beijos