Pesquisar neste blog

sábado, 22 de outubro de 2016

O temporal, uma casa com goteira (quem nunca?) e um turco tentando se acostumar a tudo isso

Allah aşkına, que chuva foi aquela!

Sempre vejo nos telejornais os efeitos da chuva aqui em São Paulo, mas o que aconteceu dias atrás foi inédito até para minha esposa, que nasceu e cresceu no bairro que moramos. Teve gente que morreu eletrocutada num lugar perto duma loja dum sírio de quem ficamos amigos. Gente que morreu afogada no lugar onde encontro meu pastel favorito. Até o Shopping da Lapa ficou ilhado!

Enquanto víamos as notícias minha esposa correu para salvar as flores que estavam sendo alvejadas por pedras de gelo (granizo) e eu puxando a cama porque um filete d'água começou a escorrer na parede. Já havíamos reclamado outras vezes, mas o dono da casa agora diz que "somente com a casa vazia poderá fazer reforma." E por que não fez isso antes de nos oferecer a casa para alugar ?????

Minutos depois escutei um transformador explodir, depois outro e ... puff! A luz se foi! Minha esposa tentou ligar para a Eletropaulo ... sem telefone também (em 2 anos e meio é a primeira vez que isso acontece) e os celulares ficaram fora do ar ...

Me senti como Robson Crusoé, em plena São Paulo, num bairro não tão longe do centro.

Mas a natureza é democrática, e pra ela não tem bairro bom ou ruim: manda água mesmo e todo mundo padece. O vizinho, não teve a mesma sorte e ficou com o colchão molhado ...

Faz 2 anos e meio, e ainda não acostumei com a umidade (que me mata!) e essas chuvas que normalmente se anunciam com um monte de trovão e raio. Nossa, e como cai raio nessas terras!

Chuva pra mim é coisa que só acontece no inverno.

Uma vez teve um alagamento em İzmir - isso faz tempo, quando eu estava em intercâmbio na Austrália. Liguei para telefonista (não tinha Whatsapp né?) e ela falou que ia ver se conseguia ligar para İzmir. Perguntei "como assim vai ver?" e ela me informou que o mar tinha avançado por causa das fortes chuvas e entrado nos bares da orla, levando mesas e cadeiras até ...

No sul teve tsunami meteorológico, outra novidade para mim. Ontem corremos no Fırın Salonu para dar aulas porque a luz demorou a voltar dessa vez. Na vizinhança, árvores caídas, algumas destruindo propriedades.

Toda vez que chove eu fico com medo. E quando viajamos mais ainda ...

Que Allah conforte a alma de quem se foi, a família e ampare quem perdeu suas coisas.