Pesquisar neste blog

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

E se ele ao invés de Turco for Sírio?

Olá pessoal,

Este post é baseado em fatos reais.

Como vocês sabem oferecemos serviços de tradução de mensagens a preços bem camaradas (para solicitar orçamento acesse http://www.esmirnaaulasdeturco.com/traducao-1) e o nosso público-alvo é a galera que se comunica com o namorado usando o Google Tradutor.

E no mês de agosto tivemos 8 casos de tradução oriunda do namorado (turco) que estava escrita como se tivesse vindo do Google Tradutor!

Uma coisa é a pessoa digitar errado porque bateu na tecla, outra é um estrangeiro redigindo em Turco e cometendo os erros que um estrangeiro cometeria...

Em todos estes casos enviamos a tradução e uma nota de rodapé com a informação. Algumas clientes nos retornaram agradecendo o toque porque depois conferiram e viram que o namorado era Sírio, e não Turco como haviam dito ao se apresentarem. Num desses casos a moça contratou nosso serviço de tradução simultânea (com a presença do meu marido) e o rapaz que afirmava com toda a fúria que era Turco acabou vendo a mentira cair por terra.

O problema em si não é o fato do rapaz ser Sírio ou não, mas o ponto principal deste post é a omissão da informação. Eu mesma tive oportunidade de ver isso acontecendo: vira e mexe tem uns Turcos que me adicionam e começam com conversa furada (mesmo constando o status de "casada" no meu FB e a nossa foto de casamento!!!) o cara - escrevendo Turco como quem começou a aprender faz pouco tempo - fala que é de İzmir. Quando eu falo pra ele "ah tá então vou por você pra conversar com meu marido que é de İzmir também" ele simplesmente encerra a conversa com um "não, não precisa não. Boa noite." e some. Depois verifiquei que ele estava num grupo de brasileiras usando um outro nome.

Antes de você "comprar gato por lebre" verifique se aquela pessoa é quem ele diz ser: já que ele diz te amar tanto peça a identidade dele em PDF ou JPG, etc. Se você acredita que a história de vocês é verdadeira a outra parte tem que estar engajada também.

Para tomar alguma decisão, você tem o direito de saber a verdade dos fatos.

Beijos da Luci