Siga-me no Twitter

Inscreva-se já e receba nosso conteúdo -

Aulas de Turco

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Por que todos odeiam a Mukaddes?



Olá pessoal!

Aqui no Brasil como todo mundo que adora-ama-tem algo a ver- com a Turquia também estou ligadinha nas novelas turcas: depois de Mil e Uma Noites eu e meu marido não perdemos um capítulo de Fatmagül (ele até baixou o apps do canal Bandeirantes pra "levar" a TV pra cozinha enquanto jantamos!).

Mesmo que você não acompanhe a novela, peço para que leia o post até o final. Ele tem a ver com a arte de intromissão turca, de meter o nariz (às vezes avantajado) na vida alheia.

E como pra tudo existe Rei ou Rainha nesse universo, eu elegi a Rainha, a Mestra-Mor dessa arte: Mukaddes, personagem da novela Fatmagül a Força do Amor.



Nessa cena (capítulo 52 exibida ontem) ela sem ser chamada pula na frente do amigo do Kerim, que tava mostrando uma foto de uma "amiga" pro camarada e a xereta assim que tava de antena ligada na conversa dos dois largou o que tava fazendo e pulou no assunto sem ser chamada.



Mukaddes além de toda ruindade e falta de compaixão humilha seu marido e se mete em tudo quanto é assunto, sem limites!

Na família do meu marido tem uma criatura xereta-sem-noção, que uma vez chegou até a perguntar pra gente na frente da família dele o que afinal nós fazíamos todas as noites uma vez que não assistíamos a seriados turcos (que pergunta indiscreta pra se fazer pra um casal sem filhos, eu hein!).

Nem respondi nada porque não iria adiantar dar uma resposta de atravessado pra ela. Assim como a Mukaddes, esse "encosto" da família do meu marido se saia como "a ofendida" e com um "estou somente querendo ajudar" se fazia de vítima.

Mas por que os turcos se metem tanto na vida alheia?

Num "grau 1" de xeretice "isso é típico de quem mora no Oriente Médio. É importante saber quem é o nosso vizinho, se alguém novo chega no pedaço a gente vai com uma fatia de bolo e um copo de chá como gentileza mas aproveita a viagem pra perguntar sobre a vida da pessoa." - disse meu marido Mustafa."- Mas até pra mim uma Mukaddes é demais! Não sou psicólogo mas tenho comigo que isso é inveja da Fatmagül, que é linda e tinha um noivo lindo aos seus pés. Logo mais na novela vocês vão entender que Mukaddes não é feliz em seu casamento com o Rahmi"- completa.

Faz sentido. A Mukaddes da família dele sempre queria se aparecer mais do que eu em TODAS as reuniões de família (era óbvio que as pessoas queriam conversar comigo, a estrangeira de uma terra tão longínqua, mas ela pulava na minha frente pra falar do meu país e das minhas preferências!).

Ela só parou o dia que tomou uma invertida minha em turco, na frente das irmãs dela...

Como lidar com um ser desses? Quanto menos souber da sua vida melhor, quanto menos você tiver que andar com uma criatura dessas melhor ainda. Porque daí você não dá munição pra invejosa querer se aparecer as suas custas.

Agora se você quiser saber mais sobre turquices na visão de um turco convido você a conhecer o blog do meu marido Mustafa >>> http://www.falamustafa.blogspot.com.br/ (em Português)  e se quiser perguntar algo sobre cultura turca escreva para mustaresponde@hotmail.com - a sua pergunta pode ser publicada mas seu nome fica em sigilo.


Um beijo da Luci !

O Segredo Revelado!