Pesquisar neste blog

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Post sobre escorpiões - pra quem mora na roça como eu ou vai para as praias escaldantes turcas

Olá pessoal,

Escrevo esse post diante de uma visão espetacular que a mãe natureza me proporciona nessa doce manhã de primavera: da janela da sala vejo a floresta lá fora, com o esquilo apressado carregando a noz que encontrou árvore acima. Hoje um pica-pau veio à nossa janela também, catar os besouros que morreram na noite anterior (esses besouros morrem aos montes de morte natural...).
Outros passarinhos: chapins, robins também se juntaram a festa dos bichos.

E eu deixei a câmera, filmando tudo isso até esgotar a bateria, na outra janela onde não aconteceu porra nenhuma ...

Na foto: um chapim-real. Essa eu tirei na primavera passada, mas vídeo tá osso de fazer!

Depois de passar 34 anos na selva de pedra chamada São Paulo assistir o National Geographic ao vivo da janela da sala não tem preço. Tudo seria perfeito, se os visitantes fosse inofensivos.

Esse post é sobre um visitante que, no verão passado deu as caras aos montes aqui em casa e não aconteceu nenhum acidente graças a Deus (isso posso dizer que foi Deus mesmo, porque um deles estava quase subindo no meu pé descalço perto da cama!).

Com você, o escorpião amarelo da Anatólia



Descobri do pior jeito que eles normalmente nunca aparecem sozinhos e que podem subir até no teto!

O veneno do escorpião amarelo da Anatólia é considerado "médio" no que tange á seu poder de envenenamento, porém em pessoas alérgicas, com saúde debilitada, crianças, idosos pode ser fatal sim. E em qualquer dos casos, se ele picar na jugular, você já era.

No verão passado nós chamamos o desinsetizador Ahmet (ele fala inglês também, se alguém precisar ele atende toda a Izmir) por causa não de escorpiões mas sim pelas tarântulas (!!!) penduradas na tela do lado de fora da porta.

O problema é que, escorpiões são resistentes a maioria dos venenos (em alguns sites li que são resistentes à todos eles) e a aplicação do veneno somente os ouriçou e saindo de suas tocas, invadiram nosso quarto e cozinha!

Pensa você matando escorpião como quem está matando baratas em casa ... um pesadelo.

Olhei pra cara do meu marido e ele, como quem lê meus pensamentos perguntou o que eu ia perguntar:

- Será que sobem em parede?

Abri o youtube. O vídeo mostrava um desgranhento subindo na parede branca e com música da Carmina Burana - Cantos Profanos de fundo.

Eram 2 e meia da manhã e saímos correndo pra dormir na casa da sogra, que estava vazia porque ela tinha ido pra praia.

Segunda aplicação de veneno só intensificou o problema. Outros mais sairam. Conversei diretamente com Ahmet e pedi uma solução, fosse ela qual fosse.

Ahmet perguntou se tínhamos como passar ao menos 4 dias fora, eu disse que até um mês se fosse necessário. Então ele veio com umas pastilhas que, quando abertas, soltavam um gás letal. O tal produto fora usado na 2a Guerra Mundial, e se ele não funcionasse eu não saberia o que fazer.

Depois de uma semana voltamos pra casa, deixamos as janelas e portas abertas. Tudo limpo, só encontramos os mortos. Não havia sobrado nada.

Depois disso fiz uma vistoria minuciosa em casa e tapei tudo quanto é buraco com cimento branco mesmo. Afastei móveis da parede e tomo cuidado redobrado com limpeza. 

Meu marido falou em comprar galinhas e soltar no quintal - muita gente falou que são eficientes. Eu na verdade queria um gato, mas como meu marido tem medo acho que não vai rolar.

Eu não fui a única privilegiada com esse tipo de problema: minha amiga Emília que mora perto daqui foi picada por um escorpião e o marido correu com ela pro pronto socorro. Tomou soro e não teve maiores complicações.

O primo do meu marido foi picado ao pegar o saco de batatas no restaurante dele. E ouvi diversos relatos, até de gente que, ao se sentar nas areias de Kuşadası se deparou com escorpião subindo pela canga (!!)

Exagero? Bem, se você tem crianças e não quer ter surpresas aqui fica uma dica:

- sapatos: existem lugares como Koçtaş que vendem caixas de plástico para você guardar o sapato (sabe aqueles que você mais usa e que ao invés de irem para o ármario ficam na entrada da casa? Então...),

- Na hora de pegar roupa pra lavar, ponha a mão onde a vista alcança,

- Tem gente que espalha enxofre ao redor da casa, mas no nosso caso não fez diferença nenhuma,

- Disponha os móveis em casa a evitar cantos escuros e úmidos,

- Controlar a população de baratas e outros insetos, pois eles são alimentos de escorpião,

- Caso ocorra um acidente, ponha gelo e procure o pronto socorro mais próximo. Mantenha a calma pro sangue não correr mais rápido. A maioria dos escorpiões turcos não estão na lista dos mais letais do mundo, mas tem os que são beeem venenosos sim.

Neste link (http://tr.wikipedia.org/wiki/Akrep#T.C3.BCrkiye_akrep_t.C3.BCrleri) tá em turco, mas o pai google tradutor pode ajudar. Tem a lista dos escorpiões que podem ser encontrados na Turquia, os que são letais e os que não são.

Aqui a palavra do Dr Dráuzio Varella sobre o assunto: http://drauziovarella.com.br/letras/e/picadas-de-escorpiao/


Ache o esquilo. :)