Pesquisar neste blog

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Mas que raios é esse surto de gripe? É perigosa?

Com essa pergunta começa a matéria que saiu na "İnternet Haber" desta manhã. Uma amiga já havia postado dias atrás uma reportagem sobre o mesmo tema no facebook (a coitada, assim como eu, meu marido e creio eu boa parte da população turca, foi acometida com o vírus pestilento e ficou bem ruim).

É raro eu pegar gripe. Nesses 2 anos e meio de Turquia foi a primeira vez que parei no hospital por causa de gripe (meu marido ficou assustado porque nunca tinha me visto queimando de febre antes, os meus problemas de saúde são mais relacionados à comida do que a outras coisas...)

De acordo com o que foi publicado nessa matéria, em quase todas as amostras coletadas dos que se submeteram à testes foi detectada a presença do vírus H3N2. Falam de um estranho surto de gripe, que causa longo desconforto devido ao fechamento das vias respiratórias superiores. Essa gripe começa com febre, a pessoa leva um bom tempo para se recuperar, o que contribui para a disseminação do vírus e sujeita a mesma pessoa à recaídas (meu cunhado está passando por isso). A tosse também é um fator que preocupa à todos. A preocupação pública aumenta e o Ministério da Saúde declara que "não é um caso excepcional" - em relatório recentemente divulgado sobre a gripe, nos casos suspeitos verificados foram diagnosticadas como positivo 49% (ou seja, a cada 100 mil habitantes 250 estavam com gripe).

Não é uma situação excepcional: após o surto de gripe aviária que varreu o mundo em 2005 os países membros do estudo de vigilância de gripe da OMS fazem diversas pesquisas sobre o assunto. Na Turquia existem estudos de vigilância da gripe em andamento e durante o inverno foram disponibilizados 180 médicos de família em 17 províncias.

As amostras que são coletadas dos suspeitos de terem o vírus são encaminhadas para o Laboratório de Virologia da Agência de Saúde Pública da Turquia, Universidade de Istambul, Istambul Faculdade de Medicina e Laboratório de Saúde Pública do Laboratório de Virologia onde são analisadas.

Se propaga rápidamente: de acordo com o Ministério da Saúde Agência de Saúde Pública da Turquia em relatório referente as 52 últimas semanas de trabalho de vigilância  da gripe a taxa de resultados positivos continuou a aumentar em relação à semana anterior e chegou a 49 por cento. Esta taxa foi de 36 por cento na semana anterior.

(H3N2) vírus: segundo relatório, (H3N2), assim como outros vírus, tem atividade contínua.

Na semana anterior, das 219 amostras analisadas em 77 foram detectados o vírus H3N2, e em um deles foi detectado o vírus İnfluenza do tipo B, na última semana de 272 amostras analisadas foram detectadas 131 contendo o vírus H3N2, e em 3 delas o vírus influenza do tipo B foi detectado.

NÃO É GRİPE SUÍNA: no início do inverno houve casos de gripe suína (H1N1) mas nas duas últimas semanas não foram detectados nenhum caso em nenhuma das amostras.

É uma gripe normal: o vice-presidente do Ministério da Saúde Agência de Saúde Pública da Turquia, Mehmet Ali Torunoğlu declarou que, de acordo com relatórios enviados pelos médicos da família de 17 províncias em cada dois casos analisados um se tratou de gripe. E completa: "no começo do inverno o gripe pegou de 700 mil a 1 milhão de pessoas. Em nosso país todos os anos de 7 a 10 milhões de pessoas ficam gripadas, então não é uma situação excepcional."

Fonte: http://www.internethaber.com/bu-grip-salgini-neyin-nesi-tehlikeli-mi-628104h.htm (em turco)

CHÁ DA DANİ


Aproveitando o assunto, segue minha receita caseira do chá poderoso que minha irmã me ensinou - no inverno passado eu e meu marido tomamos esse chá todas as noites e não tivemos problemas, mas esse ano devido a um descuido meu não fiz o bendito e talvez não tivéssemos sofrido tanto com a gripe se o tivesse feito... (seguem os nomes em turco pra você ir ao mercado sem depender de perguntar pro marido). A quantidade dos itens vai a gosto, o que escrevo abaixo é apenas sugestão.

Coloque em infusão em meio litro d'água:

- 1 canela em pau (tarçın kabuğu)
- 5 cravos (karanfil)
- um pedaço de gengibre (que caíba numa colher de chá) zencefil
- uma colher de chá de hortelã em pó (nane)
- uma colher de alecrim (biberiye)
- uma rodela de limão
- um dente de alho (se você já está gripado) (sarımsak)
- uma colher de sopa de mel pra tomar esse chá ruim da porra (bal)

Tome umas duas canecas bem quente e devagar a noite e NÃO SAİA DE CASA PELO AMOR. Não pegue friagem de jeito nenhum.



E melhoras pra todo mundo :-)