Pesquisar neste blog

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Coleta da tampa azul: pra que serve isso?

Olá,

Você que mora na Turquia já deve ter notado galões de 18 litros vazios nos cantos, ruas, amarrados em postes onde as pessoas descartam as tampas das garrafas de água - as tampas azuis.

E pra que serve isso ?

Perguntei para meu marido e ele NÃO SOUBE RESPONDER. Nem sempre nossos maridos sabem de tudo o que se passa, porque eles trabalham, estão ocupados ou nem se interessam pelo assunto mesmo.

Vou perder meu tempo brigando com ele ? Não, vou e pergunto pra outra pessoa ...

Conversando com um amigo meu, fiquei sabendo que os rotarianos quem tiveram essa iniciativa (assim disse ele) e que as tampinhas eram arrecadadas aos montes e a cada X mil era feita a doação de uma cadeira de rodas pra um deficiente que não tivesse condições de comprá-la.

Legal, não é mesmo?




Mas daí fui pesquisar mais sobre o assunto e encontrei mais essas informações:
Em maio de 2010, o Prof. Dr. Nurselen Toygar - coordenador do projeto - e o responsável pela equipe Bülent Başoğlu tiveram a ideia de coletar a tampa no município de Ataşehir, criando o projeto de coleta e reciclagem deste material.
"Nós também vamos fazer, mesmo que a gente colete 100 tampas já é lucro" disse a equipe, ao fim de dois anos e meio quebrou o recorde mundial arrecadando 300 toneladas de tampas. Este recorde pertencia anteriormente à Argentina, com 80 toneladas.

"NÃO HÁ VERDADE NAS NOTÍCIAS"

Houve notícias veiculadas na mídia onde contestou-se o destino real do dinheiro da arrecadação das tampas. Em resposta, o coordenador do projeto disse que "os representantes das entidades que nos acusam ainda não vieram nos procurar. Essas notícias são apenas para minar o projeto. Não temos nada a esconder, tudo está aberto. Palavras o vento leva, a ação fica."

COMO AS TAMPAS CHEGAM À RECİCLAGEM?

Essas tampas são de polietileno de alta densidade, além de outros materiais. Aqui, o principal ponto de reciclagem, é transformá-lo no material original, ou seja somente o polietileno.

ONDE A MAİORİA DESTES MATERİAİS SÃO UTİLİZADOS?

Na fabricação de diversos tipos de caixas plásticas. A reciclagem de tampas é um nicho de negócios onde pessoas e meio ambiente saem ganhando, os primeiros por terem trabalho gerado, o segundo por ter o descarte de resíduos reduzido.
Tem muita gente engajada no projeto: supermercados, instituições diversas. E há pontos de coleta em vários lugares.

Agora você já sabe o que vai fazer com a tampinha azul quando terminar de tomar a água da garrafinha, não é?

PS.: num dos sites que consultei diz que a cada 250kg de tampinhas é doada uma cadeira de rodas. A tampa pode ser de qualquer cor, não precisa ser necessariamente azul, apesar do nome da campanha :-)


Fonte: http://www.sabah.com.tr/fotohaber/yasam/mavi-kapaklara-ne-oluyor/43049